
No início de sua carreira, um dos mais conhecidos especialistas em condicionamento físico no Brasil, Nuno Cobra, foi taxado como maluco por tentar quebrar alguns paradigmas da medicina. Hoje, respeitado e reconhecido no Brasil por suas inovações e seu trabalho com personalidades do esporte, como Ayrton Senna, Alexandre Barros, Rubens Barrichello e Neto. Nuno defende que o melhor caminho para se atingir o coração é por meio do músculo e a alma pelo corpo. Em entrevista à revista SINCOMAVI, ele aconselha aos iniciantes no esporte atenção ao todo e esquecer a obsessão por corpos perfeitos e atividades físicas da moda.
Início
Depende muito da atividade física. O nosso corpo é muito refratário ao movimento. Ele simplesmente adora estar em ação, porque assim foi sua vida nestes muitos milhões de anos que caminhou sobre a Terra. Mas ele gosta do trabalho em equilíbrio de oxigênio; o trabalho em debito não é agradável para o organismo e causa um envelhecimento precoce.
O maior cuidado é respeitar sempre o momento cardiovascular que a pessoa se encontra. Não existe idade, apenas há quanto tempo ela esta parada. As pessoas são diferentes e, por isto, o maior cuidado é o movimento estar de acordo com o momento no qual cada pessoa se encontra. Pode ser uma caminhada ou uma corrida, ou até mesmo um simples passeio. Tudo vai depender do estado físico em que ela está. O maior erro cometido ocorre quando se estabelece um processo de trabalho com o corpo e partir para o excesso, colocando uma intensidade fora de suas condições atuais. Torna-se algo difícil, muito sacrificado, doloroso e desagradável. Não é o que você irá fazer que conta, mas a intensidade do trabalho. Aquilo que deveria ser realizado para lhe dar saúde e ser feito pela vida toda, passa a ser realizado com muita dificuldade e ainda acaba desgastando o seu organismo, diminuindo a resistência de seu sistema imunológico ao invés de aumentá-la. Tudo tem de estar de acordo com cada pessoa. Você pode correr forte e estar em equilíbrio de oxigênio ou caminhar devagar e estar em debito de oxigênio. Não vai depender do que se faz, mas sim do que cada um pode fazer. Como a respiração é porta voz do coração você tem de estar sempre percebendo qual o seu ritmo respiratório durante a prática cardiovascular. Se a respiração está numa boa, ótimo. Mas se estiver com a respiração ofegante, está péssimo. Apenas isto!
Benefícios
È de tal importância o nível de saúde na atividade profissional, que no futuro, tenho certeza não muito longe, quando uma empresa for escolher um candidato, irá existir um índice na primeira pagina no alto, à direita, que será seu VO2 máximo. Este índice revela a quantidade de sangue que passa pelo coração em um minuto e é absorvida por todas as células do corpo. Depois de uma bela seleção dos candidatos, vai ser escolhido no final aquele que tiver este índice mais elevado. Assim, se uma empresa tem alguns candidatos que são os melhores, contratarão aquele com melhores condições orgânicas revelado por este índice. Para ter uma ideia mais concreta a respeito do assunto, o Ayrton Senna tinha, em janeiro de 84, quando iniciou o trabalho comigo, 32 mililitros de sangue em seu VO2 máximo. No ano de 88 ele chegou a 82 mililitros. Quase triplicou sua eficiência cardiovascular. Este VO2 máximo, que é desenvolvido com um belo trabalho de condicionamento físico, leva a pessoa a não mais faltar por doença no seu trabalho, a realizar um trabalho com muito maior concentração e resultado, a produzir bem mais que outro com um índice mais baixo. Ela não mais necessitará desse tal plano de doença que as empresas insistem em chamar de saúde. Para a saúde mesmo não faz nada, somente é usado se a pessoa ficar doente, pois a empresa economizará. Um colaborador com um índice de saúde mais elevado resultará num colaborador em sintonia com a organização, mais lúcido e produtivo. Essa pessoa vai estar sempre entusiasmada e otimista. Acima de tudo com muito mais energia, vitalidade e disposição. A atividade realizada de forma correta, sistemática e agradável, além de proporcionar saúde, potencializa as funções orgânicas ao máximo da pessoa, pois irá oferecer ao cérebro a possibilidade de fabricar novos neurônios. Não existe nenhuma forma mais concreta de baixar o estresse que realizar uma bela caminhada ou corrida diariamente até porque ela proporcionará um escape dessa energia negativa, que se acumula durante todo um dia de trabalho. Tudo é colocado para fora numa verdadeira atividade de catarse. Em relação à alimentação, ela vai complementar um bom trabalho de preparação física. O alimento é o principal aliado de um nível de saúde elevado, porque não é apenas o peixe que morre pela boca. Acho fraquíssimo o nível de alimentação das empresas, mesmo sabendo que fritura, além de ser um veneno, produz um colaborador que vai render muito menos. Uma vez que o custo do gasto do organismo será maior para produzir energia a partir desse “alimento”. Deveria ser fornecida ao funcionário uma alimentação superior para que ele esteja mais disposto e bem mais energizado. Para que, enfim, possa apresentar para empresa um trabalho de qualidade.
Caminhos
Antes de tudo deve haver um profundo estado de conscientização de que se está tentando tomar um rumo completamente diferente na vida, onde a saúde passa a ser o ponto mais importante. Sem isto o trabalho fica muito superficial e não duradouro, porque quando o objetivo é apenas ficar forte ou com um corpo mais magro ou mais bonito, tudo fica muito superficial e fútil. O foco tem que estar na saúde, do contrario o trabalho fica sem a profundidade necessária para que este vá à frente, prolongue-se por toda uma vida. Na busca por uma vida melhor, com mais energia, vitalidade e disposição, na qual o corpo possa ser apenas um meio para se tentar desenvolvê-lo como um todo, sob os aspectos emocionais, mentais e espirituais. Assim o trabalho continua. Consegue algo definitivo. O maior erro é justamente ir inconseqüente buscar algo imediato e por ser algo do momento. Em cada época existe sempre a ginástica da moda. Era antes a tal "pulação" com música que se chamava Aeróbica, depois step, depois spinner, e tantas outras invenções modernas. Agora está na moda Ioga e Pilates. O importante é justamente a realização de algo básico no sentido de desenvolver sua saúde e o melhor caminho ainda é a velha caminhada e depois a corrida, mas sempre em estado de equilíbrio de oxigênio.
Saúde
Cientificamente não há escolha, o caminho é um só, primeiramente deve ser desenvolvido o seu lastro cardiovascular através do qual a pessoa irá realmente elevar seus níveis de saúde para patamares superiores. O nível do brasileiro é baixíssimo. Justamente por este motivo é necessário fazer vacina para não ficar com uma gripe. Se houvesse realmente saúde, não haveria necessidade dessa campanha, uma vez que saúde quer dizer Higidez. Ou seja, um estado que a pessoa, mesmo em contacto com o vírus das doenças, não as adquire. Somente o trabalho cardiovascular, desenvolvido em equilíbrio de oxigênio, propicia este desenvolvimento dos níveis de saúde. O esporte deve ser aplicado apenas depois que se formou este estado de desenvolvimento do lastro cardiovascular, porque é sempre um trabalho muito em debito.
Irregularidade
O mais importante em uma atividade física é sua sistematização para que se torne um habito para a vida toda. Não há depósito de condição física. É necessário buscá-la sempre, por isto temos que colocar em nossa cabeça que devemos correr hoje única e exclusivamente para correr amanhã e assim por diante pela vida toda. O movimento sistemático e o equilíbrio nos fornece a energia fundamental para uma vida melhor e nos propicia este estado de entusiasmo que temos por estar sempre em atividade. Não há nenhum proveito em realizar atividade física de vez em quando. É necessário realizá-la sistematicamente para que por meio desse ritmo semanal possa o organismo receber continuamente seus maravilhosos efeitos sobre emoções, espírito e mente.
Realização
O corpo na verdade deve ser entendido apenas como um caminho para se buscar o desenvolvimento de todo o potencial humano. Ele é apenas uma ferramenta pela qual vamos desenvolver nosso corpo emocional, mental e espiritual. Criamos novos neurônios e conexões interneurais, quando submetemos nosso cérebro a movimentos complexos e assimétricos. Para fazer com que estes movimentos fiquem perfeitos, o cérebro tem de movimentar, da maneira a mais absolutamente correta, centenas de músculos, numa espantosa sinergia para sua execução perfeita. Nessa exigência, está espetacularmente desenvolvendo-se
A espiritualidade por outro lado é uma decorrência absolutamente natural de nos abrirmos mais perante a vida e, principalmente, sobre nosso maior conhecimento pessoal. Oferecer melhores condições de nos percebermos como criaturas capazes de realizações, Quando você consegue ser uma pessoa melhor, cria-se a partir daí uma consequente possibilidade de se aperfeiçoar em relação a seus semelhantes. Doar aquilo que sobra em você: grandeza e profundidade. Nada mais do que o amor que você aprendeu a dar para si mesmo.
Alimentação
O tempo é emocional, você o coloca naquilo que considera importante. A partir do momento que a pessoa tem a consciência que vale a pena e que merece, tudo passa a rodar em torno dela e o tempo aparecerá como uma circunstância absolutamente natural. Quando você não existe em sua vida, porque ainda não amadureceu para saber que nada é mais importante que ela, a vida, tudo fica difícil e distante de suas possibilidades. Quando você passa a se gostar mais de você, o resto se acerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário